5 dicas para recuperação de cirurgia de implante de silicone nas mamas

5 dicas para recuperação de cirurgia de implante de silicone nas mamas

A cirurgia da mama é um dos procedimentos de cirurgia plástica mais realizados hoje em dia e a boa recuperação é fundamental para melhores resultados. Para otimizar sua recuperação, seguem algumas dicas da a equipe do Dr. Pedro Brandão:

1. Planejar com antecedência
Para garantir uma boa recuperação é importante um planejamento prévio da nova rotina pós-operatória, até a total recuperação dos tecidos operados. Em geral, o implante de silicone nas mamas é um procedimento rápido, com mínimo de sangramento e descolamento tecidual para a inserção das próteses. Apesar disso, os cuidados pós-operatórios são importantíssimos e não devem ser relevados.
Sugerimos deixar previamente prontos em casa itens da rotina diária, como refeições, roupas, itens de higiene, para reduzir ao máximo os esforços e movimentação dos braços.

2. Obter o apoio
Após a cirurgia para colocação de próteses mamárias, será necessário seguir algumas medidas posturais específicas, para a reduzir ao máximo o índice de intercorrências como hematomas, dores e soltura de pontos, por exemplo. Com isso, torna-se necessário o apoio de uma pessoa que a acompanhe nas primeiras horas ou dias pós operatórios. Como regra, dentre outras orientações, a paciente recém operada não deve elevar os braços, deve dormir de cabeceira elevada e precisa usar/trocar sutien compressivo. Assim, ter uma pessoa que compense esses movimentos restritos por você seria ideal.

3. Siga as instruções
Além das instruções pré-operatórias, você também receberá instruções pós-operatórias relativas a:

Medicação – A dor, de forma geral, não é intensa no pós-operatório de mamoplastia de aumento. No entanto, toda paciente operada recebe receitas de medicamentos para uso em casa, que basicamente visam diminuir a dor e probabilidade de infecção da ferida operatória (antibióticos). Além disso, há instruções quanto ao início do uso de novos medicamentos ou suspensão de medicamentos já usados pela paciente, como por exemplo os que interferem na coagulação (inclusive fitoterápicos) e tabagismo, com a devida antecedência pré-operatória.

Compressão – Após o procedimento cirúrgico, as mamas com próteses ficam inchadas e o uso de sutiens com malha compressiva durante 30 dias seguidos auxilia a drenagem linfática e consequente diminuição desse inchaço, além de promover uma segurança mecânica para a paciente, permitindo que ela se sinta mais confiante após a realização de um procedimento que envolve um aumento de peso e de volume das mamas.

Massagem – Recomendamos, a depender da evolução pós-operatória, inicio de drenagens linfáticas como coadjuvantes no processo de diminuição do inchaço local. .

4. Tempo
Não há atalhos para a recuperação após a cirurgia de aumento de mama. Os pacientes que se propõem a operar devem seguir rigorosamente as orientações da equipe em todos os momentos pré e pós-cirúrgicos visando uma recuperarão eficiente e saudável.
A maioria dos pacientes está de volta às atividades normais dentro de 1 ou 2 semanas. No entanto, se você tem um trabalho que envolve esforço físico, provavelmente irá precisar de mais tempo para a recuperação. Cada paciente e sua rotina diária são avaliados individualmente.

5. Desenvolver hábitos saudáveis
O melhor momento para desenvolver hábitos saudáveis é antes de sua cirurgia. No entanto, nunca é tarde demais para mudar sua dieta e adotar um programa de exercício regular para manter seu corpo em boas condições. Se você parou de fumar antes da cirurgia de mama, é bom que você mantenha essa rotina para ter uma melhor cicatrização e saúde geral.

Quer saber mais sobre o aumento da mama? Agende uma consulta com Dr. Pedro Brandão para esclarecer todas as dúvidas sobre esse e outros procedimentos.