Como acabar com as rugas e ter uma aparência mais jovem?

Como acabar com as rugas e ter uma aparência mais jovem?

Rugas horizontais na testa ou verticais entre as sobrancelhas ou sobrancelhas caídas lateralmente podem deixar a impressão de um olhar raivoso, estressado, cansado, triste,  de forma geral emanando uma impressão desagradável ou não condizente com o que você realmente quer expressar. Existem diversas formas de melhorar o aspecto desta área tão exposta e tão significativa do ponto de vista da expressão facial. Entre elas podemos citar  a terapia não cirúrgica, com o uso de toxina botulínica, lazer, etc., e, a terapia cirúrgica, foco de nosso texto hoje. 

A opção cirúrgica tende a ser mais duradoura do que a cosmética. Alcançar uma aparência harmoniosa, mais jovem, mais suave com menos rugas e flacidez na região da testa e sobrancelhas pode envolver uma, ou, uma combinação de diversas técnicas cirúrgicas, a depender das indicações de cada paciente.

Um cirurgião experiente avalia a face como um todo, observando as transições entre seus diversos segmentos e, não somente áreas isoladas. Uma face “jovem”pode ser definida por apresentar transições suaves e harmoniosas entre tais segmentos: entre sobrancelha-pálpebra; pálpebra-bochecha; bochecha-área perioral; perioral-mandíbula; mandíbula-pescoço. Os bons resultados estéticos advêm da harmonização entre as diversas áreas e suas transições.

O levantamento cirúrgico das sobrancelhas com ptose (caídas) pode ser realizado de algumas formas. Desde a primeira descrição em 1919, as técnicas têm evoluído e, hoje contamos também com a cirurgia vídeo-endoscópica.

Entre as técnicas consagradas, destaca-se a cirurgia de Castañares que, através de uma retirada de um fuso de pele logo acima das sobrancelhas, ou por pequenas incisões laterais a sobrancelhas (mini-Castañares), consegue-se um efeito duradouro e desejável de elevação  das sobrancelhas porém, com cicatrizes aparentes e às vezes com adelgaçamento das sobrancelhas ou mesmo arqueamento exagerado delas, gerando o efeito de “maquiagem de palhaço”.

Já o “minilifting fronto-temporal proposto por Reis-Sundfeld, por exemplo,  visa amenizar as rugas perioculares, também reposicionando a sobrancelha, gerando uma aparência mais jovial.  Outro sinal comum do envelhecimento é a queda da cauda da sobrancelha, dando à face um aspecto de tristeza, cansaço. Nesse tipo de “lifting”, a sobrancelha é erguida, assim como o tecido adjacente da pálpebra superior, diminuindo as rugas, marcas de expressão e flacidez que se apresentam na região lateral dos olhos e entre eles. 

Assim, um paciente pode procurar um cirurgião plástico buscando melhorar o aspecto das sobrancelhas caídas, porém, pode não entender porque além do levantamento das sobrancelhas, torna-se necessária uma blefaroplastia (cirurgia das pálpebras),  ou mesmo um “lifting” (levantamento) da testa por inteiro. Tudo em nome  harmonia estética. Claro, a escolha final de quais procedimentos indicados serão eventualmente realizados cabe ao próprio paciente e ao cirurgião expor todas as opções e esclarecer quaisquer dúvidas.